![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOfazxyttNF3U9AHLz6yjl7DkkaZ7mbRNwzVyZBrJAoWgivVu2gm4Q4ueIg2KsNeu_XB74R61x_5hkbaqF5MedJN_ydUInkapszh5AS82QmxYcEKJjmsqm3pIExihgjn9gNojcmCbyy-e0/s320/movimento+das+pregas+vocais.jpg)
Todos somos reconhecidos e identificados através de nossa voz, sendo ela uma das expressões mais fortes, exclusiva do ser humano. A voz transmite muito mais que palavras, ela exprime nossos sentimentos mais ocultos.
Apenas ouvindo a voz de alguém podemos supor o sexo, a idade, a raça e o nível sócio-econômico-cultural da pessoa. Às vezes até imaginamos se o falante é gordo ou magro, novo ou idoso, bonito ou feio. Mais ainda, formamos conceitos sobre sua personalidade, se é ou está no momento: agressivo, calmo, ansioso, feliz, triste, afetuoso...
A voz modifica-se constantemente de acordo com:
*a idade;
*a saúde física;
*a história de vida pessoal;
*a situação;
*o contexto.
Como a voz é produzida?
A voz é produzida quando o ar que vem dos pulmões passa entre as pregas vocais localizadas na laringe, fazendo-as vibrar, produzindo então, um som. Entretanto, esse som precisa ser amplificado por cavidades de ressonância, ou seja, pela faringe, boca e nariz, sendo modificado também pelos dentes, lábios, língua e palato mole (parte posterior do “céu da boca”).
Flexibilidade Vocal:
Podemos modificar a voz constantemente, deixá-la mais fina, mais grossa, mais forte, mais rouca, mais nasal...
*Frequência:
Sons Agudos: as pregas vocais ficam mais longas, mais tensas e fazem um maior número de ciclos vibratórios por segundo. A laringe se eleva no pescoço.
Sons Graves: as pregas ficam mais curtas, menos tensas e seus movimentos mais lentos, com menos ciclos vibratórios por segundo. A laringe faz um movimento descendente no pescoço.
*Intensidade: depende principalmente da resistência glótica.
Sons intensos: são produzidos com maior pressão de ar, maior tensão e fechamento mais firme das pregas vocais.
Sons fracos: são emitidos com menor pressão de ar, pregas vocais mais relaxadas e menos próximas entre si.
*Qualidade Vocal: depende das modificações realizadas em todo o trato vocal.
Desenvolvimento da Laringe:
Voz do Bebê: emissão sonora rica, caracterizada por uma qualidade vocal descrita como delgada, sem diferenças quanto ao sexo.
Voz na Adolescência:
Transformação da laringe infantil em laringe adulta = MUDA VOCAL
1. meninos: ao redor dos 13 aos 15 anos, com aumento de aproximadamente 1cm das pregas vocais;
2. meninas: ao redor dos 12 aos 14 anos, no qual o crescimento das pregas vocais dificilmente ultrapassa 4mm.
A muda vocal é mais visível nos meninos, sendo que a voz torna-se levemente rouca e instável, com várias flutuações, mas tendendo aos sons graves.
Voz na Idade Adulta: é aquela que se apresenta após o término da muda vocal. A partir desse período, a voz é considerada estável.
Para falantes do português:
Homens: 113 Hz Hz (voz mais grave/grossa);
Mulheres: 204 Hz (voz mais aguda/fina).
Período de máxima eficiência vocal => 25 aos 45 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário