sábado, 27 de junho de 2009

Ambulatório de Saúde Mental - Limeira

Como faço parte da equipe do Ambulatório de Saúde Mental de Limeira, vou falar um pouquinho do sobre o nosso trabalho (informações retiradas do folder da Assessoria Departamental de Saúde Mental).

A Assessoria Departamental de Saúde Mental "Dr. Fernando Regis Dantas", está em funcionamento desde o ano de 1990, e presta atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos, além de pessoas autistas (CEMA), com transtornos mentais severos (CAPS II), que estejam apresentando dificuldades afetivas, psíquicas, familiares e/ou sociais que possam interferir no desenvolvimento, comprometer o desempenho escolar e a convivência.

COMO UTILIZAR OS SERVIÇOS
O paciente para ser atendido no "Ambulatório de Saúde Mental de Limeira", deverá ser encaminhado por outros profissionais da saúde. Sendo que a pessoa encaminhada passará por uma triagem, a fim de ser encaminhada para o tratamento adequado.

ÁREAS DE ATENDIMENTO

PSIQUIATRIA: o médico psiquiatra faz atendimentos de consultas. Prescreve medicamentos, orienta e encaminha pacientes e familiares para terapias com outros profissionais da Saúde Mental.

Foto de Aaron Escobar

PSICOLOGIA: o psicólogo realiza atendimento em: psicoterapia individual ou em grupo para para crianças, adolescentes, adultos e terceira idade.
Grupos: Orientação familiar, Terapia Comunitária, Álcool e Drogas, Depressão e Ansiedade, Elaboração de Luto, Obesidade, Terceira Idade e demais transtornos.
O atendimento na área da psicologia também é disponibilizado nas Unidades Básicas de Saúde da cidade de Limeira:
* UBS Aeroporto
* UBS Nova Suiça
* UBS Morro Azul
* UBS Cecap
* UBS Planalto
FONOAUDIOLOGIA: a fonoaudióloga promove terapias que facilitam a elaboração e compreensão da linguagem. Realiza avaliação e orientação individual ou em grupo para crianças, adolescentes e adultos.
TERAPIA OCUPACIONAL: o terapeuta ocupacional promove terapias que objetivam a melhora de habilidades ligadas ao desempenho do indivíduo em suas atividades de vida diária (trabalho, estudo, lazer) e atividades de cuidado pessoal (higiene, atividades físicas, etc).
ENFERMAGEM: a enfermagem realiza pré e pós-consultas aos pacientes do ambulatório.

"As atitudes são mais importantes que os fatos. Qualquer fato que enfrentarmos por mais penoso que seja, mesmo que pareça irremediável não será tão importante como nossas atitudes para com ele".


Av. Ana Carolina de Barros Levy, 650 - Centro.
Fone: (19) 3497-3853.
Limeira - SP.

Fonoaudiologia, saúde, atualidades...

Você sabe o que é fonoaudiologia?
Aqui você aprenderá tudo sobre essa profissão maravilhosa e também terá muitas informações sobre outras áreas da saúde.

Atualidades e curiosidades diversas também não faltará!

Enfim, este blog destina-se a todas as pessoas, sejam meus pacientes ou não, que compartilham da necessidade de serem bem orientados e atualizados!