segunda-feira, 15 de junho de 2009

RESPIRAR PELA BOCA FAZ MAL?

A respiração oral ocorre quando, na maioria das vezes, existe um impedimento à respiração nasal.
Geralmente crianças com alergia respiratória, obstruções mecânicas como: desvio de septo, hipertrofia das adenóides e ou amígdalas; problemas ortodônticos associado à presença de hábitos orais inadequados, como sucção de polegar e/ou chupeta, mamadeira por período prolongado e roer unhas mostram uma respiração predominantemente oral, durante o dia e à noite.


As Conseqüências da Respiração Oral

Além de maior exposição às infecções, o respirador oral, possui uma fisionomia de pessoa cansada, formato do rosto longo, com olheiras, boca sempre aberta, cansaço respiratório, mau hálito, "baba" noturna e roncos. A postura de toda a estrutura facial e corporal fica alterada. O corpo reage com compensações para respirar melhor, modificando sua postura.
A dificuldade para respirar pelo nariz, pode atrapalhar a qualidade do sono e o nível de concentração da criança durante o dia, podendo estar associado a dificuldade na aprendizagem. Alguns estudos referem menor oxigenação cerebral, quando esta ocorre pela boca.

Consequências na alimentação
Freqüentemente o respirador oral come rápido, mastiga pouco, utiliza líquido para auxiliar na deglutição, prefere alimentos moles de fácil mastigação, podendo a língua projetar-se entre os dentes durante a deglutição. Existe um cansaço para se alimentar e muitas vezes a criança rejeita grande parte da refeição.
Com tantas alterações na postura dos órgãos fonoarticulatórios, em repouso e na alimentação, é comum a presença de alterações na fala.


Reações de irritabilidade, impaciência, inquietude, desatenção também são consideradas, prejudicando o rendimento escolar.


O que fazer?
Através de uma boa avaliação interdisciplinar, a respiração pode ser corrigida por meio da atuação médica e reabilitadora: otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, pediatra, fisioterapeuta e ortodontista.


Resultados

Com certeza, a adequação da mastigação, deglutição e fala, o conforto respiratório, a melhora da musculatura oromiofacial, da postura, do aspecto estético, vão proporcionar melhor saúde e qualidade de vida à criança.


3 comentários:

  1. onde vc conseguiu adquirir esse video?
    voce poderima me envia-lo?

    aguardo resposta

    sheilla.mariaa@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Gostaria tambem de adquir o vídeo
    darlenportel@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. é verdade que se uma pessoa respirar pela boca pode causar a perda de voz definitiva?

    ResponderExcluir

Fonoaudiologia, saúde, atualidades...

Você sabe o que é fonoaudiologia?
Aqui você aprenderá tudo sobre essa profissão maravilhosa e também terá muitas informações sobre outras áreas da saúde.

Atualidades e curiosidades diversas também não faltará!

Enfim, este blog destina-se a todas as pessoas, sejam meus pacientes ou não, que compartilham da necessidade de serem bem orientados e atualizados!