domingo, 14 de junho de 2009

Como cuidar da nossa voz! Fonoaudióloga Daniela Satiko Okuma

O aparecimento de rouquidão, cansaço vocal, perda da voz, dor ou sensação estranha na garganta ao engolir, pigarro e falta de ar são sinais que há algo errado na produção da voz. Podem ser sinais de patologias que acometem a laringe, podendo estar relacionadas ao mau uso e/ou abuso vocal.


SE A DISFONIA (ROUQUIDÃO) PERSISTIR POR MAIS DE 15 DIAS, É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PROCURAR UM OTORRINOLARINGOLOGISTA OU UMA FONOAUDIÓLOGA.

Higiene Vocal

Por isso é preciso conhecer e desenvolver medidas preventivas, mudando pequenos hábitos e comportamentos no nosso cotidiano, não apenas quando essas alterações aparecem.

Principais fatores de risco que devem ser considerados com atenção:
Fumo: Altamente nocivo, pois, no momento em que se traga a fumaça quente agride todo o sistema respiratório e, principalmente as pregas vocais, podendo causar irritação, pigarro, edema, tosse, aumento da secreção e infecções.

O fumo é considerado um dos principais fatores desencadeantes do câncer de laringe e pulmão. O risco de indivíduos fumantes apresentarem câncer de laringe é 40 vezes maior em relação aos não-fumantes.

Álcool: Causa irritação do aparelho fonador semelhante à produzida pelo cigarro, porém com uma ação principal de imunodepressão, ou seja, redução nas respostas de defesa do organismo.

O efeito associado do uso de tabaco e álcool triplica a probabilidade do risco de câncer.
Foto de Roparedes
Pigarrear ou “raspar a garganta”: oferece a sensação de que se elimina um corpo estranho na laringe, aliviando o sintoma de pressão na garganta, com eventual melhora da voz. Tal gesto, porém, é uma agressão para as pregas vocais, piorando a condição da laringe.

Tossir, gritar, falar bruscamente (ataque vocal brusco): gestos extremamente agressivos para a delicada mucosa da laringe.

Competição Sonora: é um hábito inadequado em resposta à poluição auditiva.

Falar sussurrado ou cochichado: representa um esforço maior que necessário para a produção natural da voz, já que nessas emissões bloqueamos a vibração livre das pregas vocais e o som é produzido apenas por fricção do ar.
Posturas Corporais Inadequadas: Para uma comunicação efetiva, o corpo e a voz devem expressar a mesma intenção. Assim, a postura ideal pode ser resumida:
--> corpo livre para que acompanhe o discurso espontaneamente, sem movimentação excessiva, o que cansa o ouvinte e gera ansiedade, mas também sem rigidez;
--> deve-se manter um eixo vertical único pelo alinhamento da coluna cervical;
--> não devem ser observadas zonas específicas de tensão.

Falta de repouso adequado: A produção da voz é uma função de enorme gasto energético. A energia necessária para colocar as pregas vocais em vibração e produzir a fala é grande e pode ocorrer fadiga vocal após uso excessivo (falar demais) ou em grande intensidade (voz muito alta).

*Repouso vocal absoluto: laringites agudas infecciosas, quadros gripais severos e no pós-operatório das lesões da laringe.

Ar condicionado: Em geral ocorre uma agressão à mucosa das pregas vocais, pois o resfriamento do ambiente é acompanhado pela redução da umidade do ar, provocando o ressecamento do trato vocal, o que induz a uma produção da voz com esforço e tensão.

Alimentação:
* Alimentos pesados e muito condimentados lentificam a digestão e dificultam a movimentação livre do músculo diafragma, essencial para a respiração;

*Alimentos leves, verduras e frutas bem mastigadas relaxam a musculatura da mandíbula, da língua e da faringe, melhorando a dicção e dando sensação de leveza ao corpo;

*Alimentos como o leite, chocolate e derivados aumentam a secreção de muco do trato vocal, prejudicando a ressonância, e induzem à produção de pigarro;

*Bebidas gasosas favorecem a fratulência, prejudicando o controle da voz;

Foto de Succcubus
*A maçã, por sua ação adstringente auxilia a limpeza da boca e da faringe, favorecendo a voz com melhor ressonância;

*Sucos cítricos auxiliam a absorção do excesso de secreção (Não ingerir se tiver problemas no estômago!);

*Alimentos e bebidas muito gelado são sempre nocivos, pois o choque térmico causa uma descarga imediata de muco e edema das pregas vocais.

*Para que ocorra a vibração das pregas vocais de modo livre e com atrito reduzido é essencial que a laringe esteja bem hidratada, assim como todo o trato vocal.

Esportes: Alguns esportes favorecem mais a nossa produção vocal do que outros:

*A natação e o caminhar são muito indicados, pois ativam todo o corpo e melhoram nossa respiração;

*São aconselhados também ioga e exercícios de estiramento muscular, como o alongamento corporal;

*Os exercícios que devem ser evitados e que, em certos casos de uso profissional devem ser até mesmo contra-indicados são aqueles que exigem movimentos violentos como: tênis, basquete, boxe, vôlei e musculação.

Vestuário: Pode interferir de três modos negativos para a produção da voz:

*Compressão - da região do pescoço e do abdômem. Por isso escolha roupas leves e folgadas, que permitam a movimentação do corpo;

*Alergias - As pessoas alérgicas devem escolher tecidos de fibras naturais e não os de fibras sintéticas;

*Postura - Evitar saltos altos, pois provocam uma postura tensa a fim de se manter o corpo ereto.

3 comentários:

Fonoaudiologia, saúde, atualidades...

Você sabe o que é fonoaudiologia?
Aqui você aprenderá tudo sobre essa profissão maravilhosa e também terá muitas informações sobre outras áreas da saúde.

Atualidades e curiosidades diversas também não faltará!

Enfim, este blog destina-se a todas as pessoas, sejam meus pacientes ou não, que compartilham da necessidade de serem bem orientados e atualizados!