domingo, 21 de junho de 2009

Como ajudar o seu filho a falar corretamente?

1. EXEMPLO CORRETO DE FALA. Fale sempre corretamente com a criança e mostre como articular as palavras de uma maneira agradável para ela. Caso a criança não consiga falar, nunca diga que ela falou errado e sim dê o exemplo correto, corrigindo-a de uma forma indireta e eficiente.

2. DIZER O QUE QUER. Se seu filho apontar para um objeto, não dê no primeiro momento, peça a ele que diga o nome do que quer. Se ele não dizer, pode ser que ele ainda não conheça o nome, então ensine. Ex: O que você quer? Diga pra mim! Quer a caneta? Essa caneta? Ah... então vamos aprender o nome, é a CANETA (sempre articulando bem, falando pausadamente e olhando para a criança).

3. MOMENTOS DE PRAZER. Proporcione momentos em que a criança fale. Deixe-a contar sobre como foi na escola, o que comeu, histórias, representar, conversar sobre o dia no carro, contar sobre os amigos, etc.

4. FALE CERTO. Não use palavras no diminutivo nem em linguagem “tatibitate”. Por exemplo: em vez de “pepeta”, diga “chupeta”.

5. TENHA PACIÊNCIA. Fale com a criança, não por ela. Deixe-a terminar a frase no próprio tempo, mesmo que demore para completar a ideia.

6. BEBÊ, NÃO! Seu filho está crescendo e você já está querendo que ele fale corretamente. Então, não o trate como bebê e principalmente não o chame de bebê, nenê! Ele tem nome! 7.NÃO ACHE BONITINHO! Qual pessoa não acha bonitinho uma criança falar errado? Entretanto, não demonstre isso e sim, valorize quando seu filho falar corretamente.

8. NÃO EXIGIR ACIMA DAS POSSIBILIDADES. A criança vai adquirindo a fala conforme seu amadurecimento, então não exija que ela fale tudo corretamente antes do esperado para a sua idade.

9. ELIMINAR HÁBITOS INCORRETOS. Ajudar a criança a parar com o uso de chupeta, mamadeira, sucção digital (chupar o dedo), sucção de paninhos, etc, hábitos que irão poderão prejudicar o desenvolvimento da fala.

10. NUNCA COMPARAR.
Nunca compare a fala de seu filho com a de outras crianças, nem com dos irmãos, criticando-o ou diminuindo-o. Cada um é único! Procure sempre ajuda-lo a se desenvolver, contando sempre com a ajuda de uma fonoaudióloga para orienta-la e se necessário fazer uma avaliação.

Fonoaudiologia, saúde, atualidades...

Você sabe o que é fonoaudiologia?
Aqui você aprenderá tudo sobre essa profissão maravilhosa e também terá muitas informações sobre outras áreas da saúde.

Atualidades e curiosidades diversas também não faltará!

Enfim, este blog destina-se a todas as pessoas, sejam meus pacientes ou não, que compartilham da necessidade de serem bem orientados e atualizados!