domingo, 26 de julho de 2009

Dicas de bombeiro

Recebi um e-mail de uma querida amiga e resolvi repassar á todos, pois vale a pena saber.

Caros Amigos... confesso que desconhecia estes procedimentos de emergência! Caso você esqueça no fogo a panela ou frigideira com óleo, e essa pegue fogo, NÃO ENTRE EM PÂNICO. Siga as instruções abaixo.
Repasse aos seus amigos, ensine seus empregados, mostre aos seus filhos.
1. DESLIGUE O FOGO
2. MOLHE um pano, torça-o, retirando o excesso de água, para que este NÃO PINGUE dentro da panela.
3. Coloque o pano sobre a panela/frigideira e espere até que esfrie (não saia mais vapor).
4. NUNCA TENTE MOVER A PANELA ou FRIGIDEIRA.
5. NUNCA JOGUE ÁGUA - NUNCA JOGUE ÁGUA mesmo, pois os respingos carregarão fogo junto e os efeitos são devastadores.

Veja o filme abaixo feito pelo Corpo de Bombeiros. Não guarde essa informação só para você.

domingo, 19 de julho de 2009

Dicas para escapar do Alzheimer

Hoje achei um trechinho muito importante para ser divulgado, no Jornal - Gazeta de Limeira, na coluna Melhor Idade, de Augusta M. Galzerano.

Vamos tentar fazer diferente!!!

Uma descoberta dentro da neurociência, que é a aeróbica dos neurônios, revela que exercícios cerebrais são projetados para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios.

Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, limitam o nosso cérebro.

Saia da rotina, tente fazer um teste:

Foto de Rodrigo Moraes

1. Use o relógio de pulso no braço direito.
2. Escove os dentes com a mão contrária da de costume.
3. Ande pela casa de trás para frente (na China as pessoas treinam em um parque).
4. Vista-se de olhos fechados.
5. Estimule o paladar comendo coisas diferentes.
6. Veja fotos de cabeça para baixo.
7. Veja as horas em um espelho.
8. Faça um novo caminho para ir para o trabalho.

Aproveite a proposta é mudar o comportamento rotineiro!
Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro lado e estimule o cérebro.
Vale a pena tentar!

terça-feira, 14 de julho de 2009

Idosos: bebam mais água!!!!

Este texto eu recebi por e-mail e desde então falo dele á todos os meus pacientes mais velhinhos.
Foto de
Guadalupe Cervilla

-- Sempre que dou aula de Clínica Médica a estudantes do quarto anode Medicina, lanço a pergunta: "Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?" Alguns arriscam: "Tumor nacabeça". Eu digo: "Não". Outros apostam: "Mal de Alzheimer". Respondo, novamente: "Não". A cada negativa a turma espanta-se. E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns: diabetes descontrolado; infecção urinária; a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.

Parece brincadeira, mas não é. Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos.. Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez. A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.

Insisto: não é brincadeira. Ao nascermos, 90% do nosso corpo é constituído de água. Na adolescência, isso cai para 70%. Na fase adulta, para 60%. Na terceira idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água. Isso faz parte do processo natural deenvelhecimento. Portanto, de saída, os idosos têm menor reserva hídrica. Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.

Explico: nós temos sensores de água em várias partes do organismo. São eles que verificam a adequação do nível. Quando ele cai, aciona-se automaticamente um "alarme". Pouca água significa menor quantidade de sangue, de oxigênio e de sais minerais em nossas artérias e veias. Por isso, o corpo "pede" água. A informação é passada ao cérebro, a gente sente sede e sai em busca de líquidos.

Nos idosos, porém, esses mecanismos são menos eficientes. A detecção de falta de água corporal e a percepção da sede ficam prejudicadas. Alguns, ainda, devido a certas doenças, como a dolorosa artrose, evitam movimentar-se até para ir tomar água. Conclusão: idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo. Além disso, para a desidratação ser grave, eles não precisam de grandes perdas, como diarréias, vômitos ou exposição intensa ao sol. Basta o dia estar quente - e o verão já vem aí - ou a umidadedo ar baixar muito - como tem sido comum nos últimos meses. Nessas situações, perde-se mais água pela respiração e pelo suor.

Se não houver reposição adequada, é desidratação na certa. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.

Por isso, aqui vão dois alertas. O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Bebam toda vez que houver uma oportunidade. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!

Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Lembrem-lhes de que isso é vital. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção. É quase certo que esses sintomas sejam decorrentes de desidratação. Líquido neles e rápido para um serviço médico.

Arnaldo Lichtenstein (46), médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médicada Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

segunda-feira, 13 de julho de 2009

O que você ganha parando de fumar

Mais um texto interessante do site do INCA.

A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 segundos - 2 a 4 segundos mais rápido que a cocaína. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades serão menores a cada dia.

foto de YeahjaleaH

As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco:

• 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão

• 5 vezes maior de sofrer infarto

• 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar

• 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral


Se parar de fumar agora...

• após 20 minutos sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal

• após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue

• após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza

• após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor

• após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora

• após 5 A 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.


Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de se dar mal.
Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!

Tabagismo passivo

Acabei de ler este texto no site do INCA e fiquei boba com essas informações!!!!
Espero que cada fumante pense melhor no mal que está fazendo ás outras pessoas.


Define-se tabagismo passivo como a inalação da fumaça de derivados do tabaco (cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo e outros produtores de fumaça) por indivíduos não-fumantes, que convivem com fumantes em ambientes fechados. A fumaça dos derivados do tabaco em ambientes fechados é denominada poluição tabagística ambiental (PTA) e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), torna-se ainda mais grave em ambientes fechados. O tabagismo passivo é a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, subseqüente ao tabagismo ativo e ao consumo excessivo de álcool (IARC, 1987; Surgeon General, 1986; Glantz, 1995).
O ar poluído contém, em média, três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro.

A absorção da fumaça do cigarro por aqueles que convivem em ambientes fechados com fumantes causa:

1 - Em adultos não-fumantes:
• Maior risco de doença por causa do tabagismo, proporcionalmente ao tempo de exposição à fumaça;
• Um risco 30% maior de câncer de pulmão e 24% maior de infarto do coração do que os não-fumantes que não se expõem.
2 - Em crianças:
• Maior freqüência de resfriados e infecções do ouvido médio;
• Risco maior de doenças respiratórias como pneumonia, bronquites e exarcebação da asma.
3 - Em bebês:
• Um risco 5 vezes maior de morrerem subitamente sem uma causa aparente (Síndrome da Morte Súbita Infantil);
• Maior risco de doenças pulmonares até 1 ano de idade, proporcionalmente ao número de fumantes em casa.

Fumantes passivos também sofrem os efeitos imediatos da poluição tabagística ambiental, tais como, irritação nos olhos, manifestações nasais, tosse, cefaléia, aumento de problemas alérgicos, principalmente das vias respiratórias e aumento dos problemas cardíacos, principalmente elevação da pressão arterial e angina (dor no peito). Outros efeitos a médio e longo prazo são a redução da capacidade funcional respiratória (o quanto o pulmão é capaz de exercer a sua função), aumento do risco de ter aterosclerose e aumento do número de infecções respiratórias em crianças.
Os dois componentes principais da poluição tabagística ambiental (PTA) são a fumaça exalada pelo fumante (corrente primária) e a fumaça que sai da ponta do cigarro (corrente secundária). Sendo, esta última o principal componente da PTA, pois em 96% do tempo total da queima dos derivados do tabaco ela é formada. Porém, algumas substâncias, como nicotina, monóxido de carbono, amônia, benzeno, nitrosaminas e outros carcinógenos podem ser encontradas em quantidades mais elevadas. Isto porque não são filtradas e devido ao fato de que os cigarros queimam em baixa temperatura, tornando a combustão incompleta (IARC, 1987). Em uma análise feita pelo INCA, em 1996, em cinco marcas de cigarros comercializados no Brasil, verificou-se níveis duas 2 vezes maiores de alcatrão, 4,5 vezes maiores de nicotina e 3,7 vezes maiores de monóxido de carbono na fumaça que sai da ponta do cigarro do que na fumaça exalada pelo fumante. Os níveis de amônia na corrente secundária chegaram a ser 791 vezes superior que na corrente primária. A amônia alcaliniza a fumaça do cigarro, contribuindo assim para uma maior absorção de nicotina pelos fumantes, tornando-os mais dependentes da droga e é, também, o principal componente irritante da fumaça do tabaco (Ministério da Saúde, 1996).

Fontes:BANCO MUNDIAL, 1999. A epidemia do tabagismo: Os governos e os aspectos econômicos do controle do Tabaco. The World Bank, agosto.Doll R, Peto R. 9ª Conferência Mundial sobre Tabacco e saúde. Paris, 1994.Doll, R. & Peto,R.; Wheatley K, et al. Mortality in relation to smoking: 40 years’observations on male. British Doctors. BMJ, 309: 301-310, 1994.International Agency of Reaserch in Cancer (IARC). Environmental Carcinogens mathods of analysis and exposure measurement. Passive Smoking. Vol 9, Scientific Publications n.31, Lyon, France 1987.Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Instituto Nacional de Câncer - INCA, Falando sobre Tabagismo. 3ª edição, 1998.MINISTERIO DA SAÚDE. Instituto Nacional de Câncer/Fundação Getúlio Vargas. Cigarro Brasileiro. Análises e Propostas para Redução do Consumo. Rio de Janeiro, 2000.Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Instituto Nacional de Câncer - INCA. Estimativas da Incidência e Mortalidade por Câncer. Rio de Janeiro: INCA, 2002. ROSEMBERG, J. Pandemia do tabagismo – Enfoques Históricos e Atuais São Paulo – SES, 2002.U.S. Department of Health and Human Services. The health consequences smoking: a report of the Surgeon General. Washington DC; U.S. Government Printing Office, 2004.World Health Organization. World no-Tobacco Day. Tobacco and poverty: a vicious circle, 2004.World Health Organization (WHO). Tobbaco Free Iniciative. http://www.who.int/tobacco/en

Dez Dicas para se proteger do câncer

1. Pare de fumar! Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.

2. Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Sua dieta deveria conter diariamente, pelo menos, cinco porções de frutas, verduras e legumes. Dê preferência às gorduras de origem vegetal como o azeite extra virgem, óleo de soja e de girassol, entre outros, lembrando sempre que não devem ser expostas a altas temperaturas. Evite gorduras de origem animal (leite e derivados, carne de porco, carne vermelha, pele de frango etc) e algumas gorduras vegetais como margarinas e gordura vegetal hidrogenada.
foto de SegFault

3. Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que dois drinks por dia, enquanto as mulheres devem limitar este consumo a um drink. Além disso, pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.

4. É aconselhável que homens, entre 50 e 70 anos, na oportunidade de uma consulta médica, orientem-se sobre a necessidade de investigação do câncer da próstata.

5. Os homens acima de 45 anos e com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos devem realizar consulta médica para investigação de câncer da próstata.

6. As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disto, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos. As mulheres com caso de câncer de mama na família (mãe, irmã, filha etc, diagnosticados antes dos 50 anos), ou aquelas que tiverem câncer de ovário ou câncer em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar o exame clínico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade, anualmente.

7. As mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar exame preventivo ginecológico. Após dois exames normais seguidos, deverá realizar um exame a cada três anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientações médicas.

8. É recomendável que mulheres e homens, com 50 anos ou mais, realizem exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente), ou a cada dois anos.

9. No lazer, evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada como chapéu, barraca e protetor solar. Se você se expõe ao sol durante a jornada de trabalho, procure usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

10. Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente.

Fontes: INCA/MS, 2002. Prevenção e Controle de Câncer. Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(3):317-332INCA/MS, 2002. Programa nacional de Controle do Câncer da Próstata: documento de consensoINCA/MS, 2003. Consenso para o Controle do Câncer de Mama

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Orientações ao paciente no Pré e Pós-operatórios das Fonocirurgias (Voz)

No pré-operatório das fonocirurgias:

Procurar uma fonoaudióloga, a qual terá comos objetivos:

* Orientar o paciente quanto á higiene vocal e fonação
* Explorar a voz habitual do paciente
* Trabalhar o comportamento e o perfil vocais
* Discutir prováveis mudanças vocais e limitações no pós-operatório imediato
* Reforçar a necessidade de adesão às instruções pós-operatórias, incluindo a terapia vocal


No pós-operatório das fonocirurgias:

1. Obedeça e siga fielmente todas as orientações de seu médico.
2. Se lhe for indicado o repouso vocal, além de não utilizar a voz em nenhuma situação, não sussurre, não cochiche, evite tossir com esforço e som, não pigarreie e nem vocalize durante atividades tais como defecação e relações sexuais.
3. Nos dois primeiros dias após a cirurgia é comum a presença de dores musculares na região do pescoço, ombros, costas e peito.
4. Tome os medicamentos que lhe foram prescritos, respeitando a dosagem recomendada; não interrompa a medicação e não reduza ou aumente a dosagem, mesmo que não tenha nenhum sintoma, sem orientação médica.
5. Não se automedique, pois vários medicamentos produzem efeitos colaterais negativos à sua recuperação; elimine o uso de ácido acetilsalicílico (aspirina) para dores de cabeça.
6. Resista às receitas caseiras que lhe forem oferecidas.
7. Evite uma alimentação muito condimentada, assim como cafeína e álcool, nos primeiros dias de pós-operatório.
8. Não fume e aproveite esse momento para abandonar definitivamente o hábito nocivo de fumar; proíba que os familiares e as visitas fumem na sua presença.
9. Hidrate-se adequadamente para reduzir o excesso de secreção, se essa for muito intensa e não houver alívio após beber água, degluta fortemente ou inspire profundamente, pelo nariz.
10. Proteja-se de gripes e resfriados.
11. Evite bebidas geladas e o uso de ar condicionado.
12. Evite emoções intensas, como filmes e leituras fortes.
13. Evite exercícios físicos de alto impacto como musculação e halterofilismo.
14. Limite ás visitas durante o período de repouso vocal.
15. Retorne o uso da voz paulatinamente, restringindo-o às situações necessárias.
16. Na primeira semana após a cirurgia incluir no seu dia-a-dia pequenos períodos de 10 a 15 minutos de descanso de voz.
17. Nas duas primeiras semanas evite o telefone, em especial o celular, não frequente ambientes ruidosos, não use a voz por tempo prolongado, não fale em forte intensidade e nem grite.
18. Obedeça a orientação fonoaudiológica quanto ao uso de voz e a realização de exercícios em casa.
19. Ao primeiro sinal de febre, sangramento, falta de ar, dor intensa e secreção amarelada ou esverdeada procure seu médico.
20. Lembre-se que você também é responsável por sua recuperação.

Referência:
BEHLAU, M. et al - Aperfeiçoamento Vocal e Tratamento Fonoaudiológico das Disfonias. In: BEHLAU, M. (org.) - Voz. O livro do especialista. vol. II Rio de Janeiro, Revinter, 2002 /no prelo/

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Problemas ao engolir? O que fazer?


Atualmente temos ouvido falar mais sobre a Disfagia.

Mas, afinal o que é disfagia?

É nada menos que uma desordem no processo da deglutição, uma dificuldade da pessoa ao engolir desde o alimento até a própria saliva.

São várias as causas que podem originar uma alteração ao engolir: Paralisia Cerebral, Traumatismo Crânio Encefálico, Acidente Vascular Encefálico, Câncer de laringe, tumor cerebral, síndromes, Aids, Esclerose Lateral Amiotrófica, Esclerose Múltipla, Miastenia Grave, infecções congênitas, demência, Alzheimer, Parkinson, distrofias neuro musculares, quadros psiquiátricos, etc.
Na disfagia, o mecanismo da deglutição é alterado, podendo causar no indivíduo: tosses, engasgos, dor, resíduos de alimentos na boca após o engolir, alimentação muito lenta, broncoaspiração do alimento, pneumonias de repetição, picos de febre, perda de peso, recusa do alimento, preferência por alimentos macios ou pastosos, desnutrição, desidratação e necessidade de uso de dieta via enteral. Em alguns casos a disfagia pode ser transitória, como por exemplo, em uma situação de próteses dentárias mal adaptadas, ou em fase de
recuperação pós-cirúrgica.
O diagnóstico e tratamento são imediatos, essenciais para evitar complicações respiratórias e nutricionais, prolongamento de internação e com isso maior exposição á infecções hospitalares, bem como para evidenciar uma doença de base ainda não detectada.
Enfim, se você acha que está apresentando disfagia ou conhece alguém com os sintomas acima, oriente-a a procurar imediatamente um fonoaudiólogo, o qual é o profissional habilitado para a avaliação e reabilitação dessa alteração.

Você é um candidato a ter problemas de voz?

Como saber se você enfrentará problemas com sua voz?

Se você é profissional da voz (cantor, professor, locutor, ...) ou se já está apresentando algumas alterações vocais como rouquidão, cansaço ao falar, dor, pigarro, etc., responda esse questionário adaptado de VILLELA & BEHLAU (2000).

Se por acaso você se assustar ao conferir os resultados, vá correndo ler os dois primeiros textos publicados neste blog, explicando como a voz é produzida e como mantê-la saudável.

Assinale os itens que representam respostas positivas para você e marque a pontuação segundo a dados abaixo:

Raramente ocorre = 1
Ocorre ás vezes = 2
Ocorre muitas vezes = 3
Ocorre sempre = 4

LISTA DE SITUAÇÕES DE ABUSO E MAU USO VOCAL E CONDIÇOES ADVERSAS À SAUDE VOCAL

( ) fala em grande intensidade (voz forte)
( ) fala durante muito tempo
( ) fala agudo demais (muito fino)
( ) fala grave demais (muito grosso)
( ) fala sussurrado
( ) fala com os dentes travados
( ) fala com esforço
( ) fala sem respirar
( ) fala enquanto inspira o ar
( ) fala rápido demais
( ) fala junto com os outros
( ) usa o ar até o final
( ) fala durante muito tempo sem se hidratar
( ) fala sem descansar
( ) articula exageradamente as palavras
( ) fala muito ao telefone
( ) fala muito ao ar livre
( ) fala muito no carro, ônibus, metrô
( ) pigarreia constantemente
( ) tosse demais
( ) ri demais
( ) chora demais
( ) grita demais
( ) trabalha em ambiente ruidoso
( ) vive em ambiente familiar ruidoso
( ) vive com pessoas com problemas de audição
( ) mantém rádio, som ou tv ligados enquanto fala
( ) imita vozes dos outros
( ) imita vários sons
( ) usa a voz em posturas corporais inadequados
( ) pratica esportes que usam a voz
( ) frequenta competições esportivas
( ) participa de grupos religiosos com grande uso de voz
( ) tem alergias
( ) usa a voz normalmente quando resfriado
( ) toma pouca água
( ) permanece em ambiente com ar condicionado
( ) vive em cidade de clima muito seco
( ) vive em cidade com ar muito poluído
( ) permanece em ambiente empoeirado, com mofo ou pouca ventilação
( ) expõe-se a mudanças bruscas de temperatura
( ) toma bebidas geladas constantemente
( ) toma café ou chá em excesso
( ) come alimentos gordurosos ou excessivamente condimentados
( ) come alimentos achocolatados em excesso
( ) fuma
( ) vive em ambiente de fumantes
( ) toma bebidas alcóolicas destiladas
( ) usa drogas
( ) faz automedicação quando tem problemas de voz
( ) dorme pouco
( ) canta demais
( ) canta fora de sua extensão vocal
( ) canta em várias vozes
( ) usa roupas apertadas no pescoço, tórax ou cintura
( ) apresenta azia
( ) apresenta má digestão
( ) tem refluxo gastroesofágico
( ) tem vida social intensa
( ) tem estresse

SOME SEUS PONTOS: ____________

CLASSIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO VOCAL

TIPO 1. Até 15 pontos – O comportamento vocal
Você não tem propensão para desenvolver um problema de voz. Parabéns, pois você respeita os limites do organismo! Siga assim e estará contribuindo para a sua longevidade vocal. Contudo, se apesar dessa classificação você estiver apresentando um problema de voz, tal como voz rouca ou esforço para falar, consulte rapidamente um especialista, pois provavelmente trata-se de um quadro orgânico, ou seja, independente do comportamento vocal, e necessita de uma avaliação detalhada.


TIPO 2. De 16 a 30 pontos – O candidato a problemas de voz
Você tem tendência para desenvolver um problema de voz, e talvez, já apresente alguns sinais e sintomas de alteração vocal – a chamada disfonia. Você está em um situação onde um acontecimento estressante adicional ou um simples aumento do uso da voz na atividade profissional podem levá-lo a um sério risco vocal. Você precisa ser avaliado por um especialista! Procure verificar em seu ambiente de trabalho, familiar e social quais as modificações que podem ser introduzidas para reunir melhores condições de comunicação. Conscientize-se da importância de sua voz e reduza a prática dos comportamentos negativos.

TIPO 3. De 31 a 50 pontos – O risco sério
Você tem se arriscado demais e pode vir a perder um dos maiores bens que possui – sua voz! Talvez você já apresente uma disfonia e já tenha recorrido a um especialista. Siga corretamente a orientação e o tratamento indicado. Procure refletir sobre o modo como você se comunica com as pessoas, em diferentes situações, caracterizando os principais focos de tensão e estresse de seu dia-a-dia, procurando reunir condições para reverter esse quadro. Pense o quanto sua vida irá se tornar difícil se você tiver de viver com uma limitação vocal definitiva. Reaja!

TIPO 4. Acima de 51 pontos – O campeão de abusos vocais
De duas uma: ou você sofre de um problema de voz crônico ou apresenta um resistência vocal excepcional, acima do normal! Se você tem um problema de voz, sabe o quanto esta situação interfere negativamente em sua vida e como este fato representa uma sobrecarga adicional em casa e no trabalho. Conscientize-se da necessidade imediata de desenvolver comportamentos vocais adequados e saudáveis. Melhore seu ambiente de comunicação! Se você ainda não consultou um especialista, é melhor não adiar. Busque orientação! Por outro lado, se apesar dessa quantidade de desvios no uso da voz ela ainda se apresenta saudável, você pertence a esse raro tipo de indivíduo com resistência vocal a toda prova. Contudo, cuide-se, pois a voz não é eterna e os limites do organismo mudam constantemente com a idade e com as condições gerais de saúde. Além disso, seu comportamento vocal pode estar sendo invasivo para seus interlocutores, representando também um modelo vocal inadequado, principalmente para as crianças. Que tal mudar?

Fonoaudiologia, saúde, atualidades...

Você sabe o que é fonoaudiologia?
Aqui você aprenderá tudo sobre essa profissão maravilhosa e também terá muitas informações sobre outras áreas da saúde.

Atualidades e curiosidades diversas também não faltará!

Enfim, este blog destina-se a todas as pessoas, sejam meus pacientes ou não, que compartilham da necessidade de serem bem orientados e atualizados!